Google+

Passeios para Crianças

Os melhores passeios infantis em São Paulo

Casa das Caldeiras

caldeiras01

Datas e Horários:
Dia 14
Tempo Forte – Ocupação nas Caldeiras: apresentação de projetos artísticos, como vídeos, instalações, esculturas, dança, teatro, grafite e pesquisas sobre a cidade

Dia 21
Tempo Forte – Ocupação nas Caldeiras: apresentação dos processos criativos de artistas residentes, com música e intervenções, e monitoria para crianças sobre a história da fábrica

Dia 28
For Fun Pary (Hip Hop Culturas Urbanas)
Ponto de encontro para quem quer dançar, aprender e interagir com as mais diversas modalidades de culturas urbanas
- Workshop de Danças Urbanas. Inscrição: forfunparty@spraystudio.com.br
- Grafite (Live Painting)
- Monitoria para crianças sobre a história da fábrica
Valor: Grátis
Estacionamento: no llocal com vallet
Acessibilidade: Parcial
Faixa Etária: Livre
Contatos: (11) 3873-6696 – www.casadascaldeiras.com.br
Localização: Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda

Edifício fabril da década de 1920, construído para abrigar caldeiras vindas da Europa que produziriam energia para todo o parque industrial que se erguia pelas mãos do Conde Francesco Matarazzo, numa área de aproximadamente 100.000 m2, onde a proximidade das linhas de trem privilegiava o recebimento de matéria-prima e o escoamento da produção.

É um espaço monumental de alvenaria de tijolos, com três enormes chaminés, um pé direito altíssimo para abrigar imensas caldeiras que hoje são como grandes esculturas que contam estórias de tempos passados. Representante da história da industrialização e desenvolvimento da cidade de São Paulo.

O edifício foi restaurado em 1998-1999 quando então se revitaliza com um novo uso e volta a participar dos acontecimentos e do desenvolvimento da cidade, como um espaço especial para as celebrações e os eventos sociais, institucionais, artístico-culturais.
Os edifícios Casa das Caldeiras e Casa do Eletricista faziam parte do parque industrial Francisco Matarazzo, no início da década de 20 como o primeiro Parque Industrial com noção de vertilicazação da produção,  e são as únicas construções que restaram do complexo que produziu sabonetes, álcool, óleo vegetal, vela, possuía mecânica e fundição, sacarias, etc.

Em 2005, a ACCC – Associação Cultural Casa das Caldeiras foi criada para implantar e desenvolver uma ocupação artística e cultural para o espaço Casa das Caldeiras, através de um plano de ocupação múltipla que valorizasse também o talento do espaço para os eventos. Em 2008 iniciou-se a implantação de projetos que contemplam e interagem com as noções de diversidade, complementaridade e transversalidade, na área das artes e no exercício da cidadania. A temática abordada compõe-se de um trinômio que traduz integralmente os objetivos da ACCC – ARTE / TERRITÓRIO / PATRIMÔNIO.

Os programas conduzidos pela Associação Cultural Casa das Caldeiras – ACCC são: o programa OBRAS EM CONSTRUÇÃO de residência artística, o programa RESPEITO de intercâmbio e difusão de ações sociais e o programa TODODOMINGO de visitação gratuita e monitorada ao espaço com uma programação cultural que toma conta do espaço, entre baladas, apresentações musicais e oficinas infantis.

caldeiras

Comentarios encerrados.

Peter Pan

Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que ...

Hotel Transilvânia

A vampira Mavis (Selena Gomez) e o humano Jonathan (Andy ...

Exposição na Era d

Mostra internacional inédita no Brasil reúne mais de 10 espécies ...

Alice no País das M

Que a história de Alice já faz parte do imaginário ...

A Lenda do Vale da L

Jorge e Suzana moravam no Vale da Lua e tinham ...

Peter Pan

Peter (Levi Miller) é um garoto de 12 anos que ...

Hotel Transilvânia

A vampira Mavis (Selena Gomez) e o humano Jonathan (Andy ...

Exposição na Era d

Mostra internacional inédita no Brasil reúne mais de 10 espécies ...

Alice no País das M

Que a história de Alice já faz parte do imaginário ...

A Lenda do Vale da L

Jorge e Suzana moravam no Vale da Lua e tinham ...